ÓLEO DE Rícino ( MAMONA)
Óleo vegetal 100% puro- Odor característico não semelhante a mamona- Uso externo.
INCI Name: Ricinus Communis (Castor) Seed Oil
CAS Number: 8001-79-4
Obtenção: prensagem a quente com refino físico .
Origem : Brasil
O óleo de mamona (Rícino) é um óleo vegetal derivado das sementes da planta Ricinus communis, que é nativa da África e da Índia. É um óleo espesso e viscoso, com um odor característico.
Esse óleo vem sendo usado há séculos para diversos fins, medicinais, cosméticos e industriais.
Na indústria cosmética, o óleo de mamona é usado como ingrediente em produtos para cabelos e pele, devido às suas propriedades hidratantes e emolientes. Ele também é usado em produtos de maquiagem, como batons.
O óleo de mamona contém ácido ricinoleico, que possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, essas propriedades tornam o óleo de mamona útil para tratar uma variedade de condições de pele, como acne, eczema e psoríase.
O óleo de mamona é muito usado em cosméticos para promover a hidratação e muitas vezes adicionado a produtos como loções, maquiagem e produtos de limpeza.
O óleo de rícino também ajuda a suavizar a pele seca e irritada. É rapidamente absorvido, estimulando a produção de colágeno, o que reduz rugas e estrias. Tem propriedades emolientes e umectantes que auxiliam na hidratação, elasticidade e maciez da pele.
Como óleo de massagem, é ótimo para o relaxamento do corpo e para curar inflamações, como artrite, proporcionando uma sensação de bem-estar.
Além disso, o óleo de mamona tem um preço acessível e pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo. Por ser bastante espesso ele pode ser diluído em outros óleos como o óleo de amêndoa, óleo de coco e óleo de semente de uva para facilitar no deslizamento da massagem.
Aplicar óleo de mamona nas feridas confere umidade à pele, melhorando o processo de cura. O óleo de mamona estimula o crescimento do tecido, e ainda protege a mucosa, pois cria uma barreira entre a ferida e o ambiente, diminuindo o risco de infecção.
Também reduz a secura e a cornificação, o acúmulo de células mortas da pele que podem retardar a cicatrização de feridas.
O ácido ricinoleico, o principal ácido graxo encontrado no óleo de mamona, possui propriedades anti-inflamatórias impressionantes. Estudos têm demonstrado que, quando ele é aplicado topicamente, há redução de inflamação e alivia a dor.
As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do óleo de mamona podem ser particularmente úteis para quem possui doenças inflamatórias, como artrite reumatoide ou psoríase.
Diminui as espinhas
A acne é uma doença da pele que gera pus e protuberâncias dolorosas no rosto e no corpo. É mais comum em adolescentes e adultos jovens e pode impactar negativamente a auto-estima.
O óleo de mamona tem várias qualidades que podem ajudar a reduzir os sintomas da acne. Acredita-se que a inflamação seja um fator no desenvolvimento e na gravidade da acne, portanto, aplicar óleo de mamona na pele pode ajudar a reduzir os sintomas relacionados à inflamação.
A acne também está associada a um desequilíbrio de certos tipos de bactérias normalmente encontradas na pele, incluindo o Staphylococcus aureus.
O óleo de mamona tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater o supercrescimento bacteriano, quando aplicado na pele.
Combate a candidíase oral
A candida albicans é um tipo de fungo que comumente causa problemas dentários, como o supercrescimento de placa, infecções de gengiva e infecções do canal radicular.
Um estudo em tubo de ensaio revelou que o óleo de mamona combateu a Candida albicans de raízes dentárias humanas. Ele também pode ajudar a tratar a estomatite relacionada à prótese, uma condição dolorosa que se acredita ser causada pelo supercrescimento da Candida, um problema comum em pessoas idosas que usam dentaduras, descobriu-se que a escovação e a imersão das próteses em uma solução contendo óleo de mamona levaram a reduções significativas na Candida em idosos que usavam dentaduras.
Faz bem para o cabelo e couro cabeludo
Muitas pessoas usam óleo de mamona como um condicionador de cabelo natural.
Ele é ótimo para aplicar em cabelos secos, pois ajuda a lubrificar a haste capilar, aumentando a flexibilidade e diminuindo as chances de quebra.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, ele também pode ser um tratamento eficaz para a caspa causada por dermatite seborreica e descamação.
Ele também ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Como apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, devido à elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar.
Portanto, se você está com problemas de queda e falhas nos cabelos, o óleo de mamona é um ótimo aliado. Ele ameniza a queda, acelera o crescimento e faz o cabelo crescer mais forte e espesso. É possível também aplicá-lo em locais onde há ferimentos, como cicatrizes ou queimaduras no couro cabeludo (locais em que o cabelo não cresce), o óleo de mamona pode auxiliar no crescimento. Se o caso for genético, como calvície, o óleo não irá curar o problema, somente retardará.
Como usar o óleo de rícino no cabelo
Esfregue o óleo de mamona nas mãos, massageie o couro por cinco minutos e deixe agir nos cabelos por mais alguns minutos. Massagear o couro ativa a circulação e ajuda a estimular o crescimento por causa da presença de ácido linoleico (ômega 6), que fortalece e nutri os fios. Você pode aplicá-lo de duas a três vezes por semana, usando continuamente por um período de tempo prolongado. Os resultados aparecem após alguns meses de tratamento.
O óleo de rícino também serve para cabelos ressecados, pontas duplas e coceira. Ele proporciona hidratação, deixando os cabelos sedosos e brilhantes. O óleo apresenta um odor forte, que pode incomodar algumas pessoas, portanto, evite sua inalação e utilize-o com algumas gotas (três gotas de óleo essencial para cada colher de óleo de mamona) do óleo essencial de sua preferência.
É sempre recomendável fazer um teste de patch antes de usar o óleo de mamona para verificar se você é sensível a ele.
Teste de sensibilidade : Aplique uma pequena quantidade do produto na parte interna do braço e aguarde cerca de 1 hora.
O óleo de mamona possui muitos nutrientes como: ômega 6, minerais, vitamina E e proteínas . O ômega 6 , é um ácido graxo que auxilia no fortalecimento capilar estimulando a circulação sanguínea desobstruindo os folículos pilosos , fortalecendo a raiz e o crescimento capilar . O óleo de mamona tam bém possui ação germicida combatendo : a caspa , a foliculite e a seborréia.
Modo de usar nos cabelos : Uma vez por semana antes de lavar os cabelos, esfregue bem o óleo de mamona nas mãos e aplique por todo o couro cabeludo, massageando suavemente com a ponta dos dedos por cinco minutos, em seguida lave os cabelos com o shampoo e condicionador da sua preferência.
Aplicações : batons, protetores labiais e sabões. Utilizado para fazer sabão, sabonete e creme.
Deve ser estocado hermeticamente fechado, ao abrigo da luz e calor.
Embalagem pet resistente
Atenção: Não conservar em geladeira, conservar em temperatura ambiente.
.