ALOE VERA PÓ 200:1
Aloe Vera popularmente conhecida como babosa é uma planta da família das liláceas. Suas folhas grossas e orladas de espinhos em serrilha contém uma seiva amarelada e grumosa, de odor intenso e sabor picante, existem cerca de 300 espécies de Aloe já descritas, mas algumas são mais nutritivas e eficazes do que outras, e a "barbadensis", é considerada a mais benéfica.
INCI Name: Aloe Barbadensis Leaf Powder.
Importante:
- Solubilidade em água deionizada.
- Uso externo, aplicações cosméticas e farmacológica, produto não acabado.
- Não alimentício.
- Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador, atente-se as dosagens recomendadas.
- O produto deve ser armazenado ao abrigo da luz, calor e umidade. A embalagem deve ser mantida fechada, para que não ocorra absorção de umidade.
Método de Obtenção: Spray Dried .
ALOE VERA PÓ 200:1 - Diluir 1 parte Aloe Vera pó em 199 partes água deionizada ou hidrolatos (adicionar o conservante hidrossolúvel).
O produto hidratado terá a aparência de uma solução fluida, se desejar uma solução de média a alta viscosidade, o formulador poderá utilizar as Gomas Naturais (Xantana/ Tara/ Carragena).
Aloe Vera Pó Spray Dried é obtida a partir do gel claro e cristalino de folhas frescas de Aloe Vera, através de um processo exclusivo de extração, purificação e concentração. Este concentrado é seco pelo sistema de Spray Dried.
Aloe Vera popularmente conhecida como babosa é uma planta da família das liláceas. Suas folhas grossas e orladas de espinhos em serrilha contém uma seiva amarelada e grumosa, de odor intenso e sabor picante, existem cerca de 300 espécies de Aloe já descritas, mas algumas são mais nutritivas e eficazes do que outras, e a "barbadensis", é considerada a mais benéfica. Sua seiva contém substâncias como: mucopolissacarídeos, aminoácidos, enzimas e esteróides. O conteúdo de água é reduzido gradativamente em temperatura ambiente, transformando-se em Aloe Vera Extrato. Funciona como excelente auxiliar para o restabelecimento do equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente. Contém vitaminas e nutrientes. Inúmeras e renomadas instituições científicas têm efetuado estudos formais sobre a Aloe vera. Apoiados por provas de laboratório e experiências químicas descobriram que a Aloe vera é uma mistura diversa com ação : antibiótica, anti-inflamatória, adstringente, cicatrizante e hidratante.
O conteúdo de água é reduzido gradativamente em temperatura ambiente, transformando-se em Aloe Vera Extrato. Funciona como excelente auxiliar para o restabelecimento do equilíbrio fisiológico, tem ação : regeneradora, tônica e emoliente. Contém vitaminas e nutrientes. Inúmeras e renomadas instituições científicas têm efetuado estudos formais sobre a Aloe Vera.
Composição química da ALOE VERA PÓ
As propriedades benéficas da ALOE VERA PÒ não deve ser atribuída somente pelos polissacarídeos presentes na planta, mas devido a combinação sinérgica de outras substâncias presentes, tais como:
Vitaminas (A, B1, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico) e sais minerais ( cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco ), que, combinados entre si, são essenciais para uma boa saúde e têm ação antioxidante, neutralizando os radicais livres e evitando o envelhecimento das células.
Enzimas (aliase, alcalinase, fosfatase, amilase, carboxipeptidase, catalase, celulase, lipase e peroxidase) que atuam nos processos digestivos, acelerando o metabolismo e, portanto, favorecendo a eliminação de toxinas.
Aminoácidos (20 dos 22 requeridos pelo corpo humano e 7 dos 8 considerados essenciais) que possuem ação regeneradora e recuperadora dos tecidos.
Hormônios (auxinas e giberilinas) que auxiliam na cicatrização, e possuem ação anti-inflamatória, antioxicante, cicatrizante e hidratante.
Princípios ativos fitoterápicos tais como: lignina, que facilitam a penetração na pele, hidratando-a e nutrindo-a.
Complexos antraquinônicos (aloe emodim, ácido aloético, aloína, antracina, antranol, barbaloin, ácido crisofônico, óleo etéreo, éster do ácido cinamônico, isobarbaloin e resistanol) que agem como analgésico, antiinflamatório nas dores de coluna e dores em geral. Possuem atividade antibacteriana, antifungicida e antiviral.
Saponinas (glicosídeos) com ação anti-séptica e de limpeza.
Açúcares (mono e polissacarídeos) com ação anti-inflamatória e o "acemannan" (acemanana- isomero- D do glicosaminoglicano nas folhas do Aloe Vera), ativador do sistema imunológico na defesa contra os vírus, bactérias e poluição ambiental.
Esteróides (identificados 4 principais esteróides de plantas: colesterol, campesterol, lupeol e Beta sitosterol) que são agentes anti-inflamatórios. Além disso, o lupeol também possui propriedades anti-sépticas e analgésicas.
Sais Minerais: possui 9 minerais: magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, potássio, ferro e sódio, essenciais para a boa saúde e que, combinados com outras vitaminas, melhoram o desempenho das mesmas.
Aplicações da ALOE VERA PÓ
No tratamento de cabelos ALOE VERA PÓ age como : fortificante, estimulante ao crescimento e regenerante, podendo ser usado em cremes condicionadores e recondicionadores para os cabelos, em tônicos capilares e em shampoos.
No tratamento da pele ALOE VERA PÓ tem ação : restauradora e protetora do tecido cutâneo, além de curar pequenas afecções e irritações cutâneas. Age como adstringente regulando a secreção sebácea, evitando oleosidade excessiva, regulando a função hidro-lipídica da pele. Ideal para formulações desodorantes, antissépticos, tônicos de limpeza da pele, produtos pós sol e pós barba, cremes, loções e shampoos.
Dosagem aplicação: 0,10% á 5,00 %