Importante
1. Uso externo, não utilizar puro sobre a pele.
2. Respeitar as dosagens recomendadas, este produto deve ser manipulado por profissional da área técnica química de maneira a respeitar as diretrizes de manipulação.
3. A Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador, atente-se as dosagens recomendadas e procedimentos apresentados no estudo abaixo.
4. Insumo cosmético, produto não acabado.
Sequestrantes são componentes que apresentam capacidade de complexar íons metálicos e alcalinos terrosos (Fé, Cu, Mg) que causam danos às formulações cosméticas, pois precipitam com tensoativos, promovem a oxidação de componentes graxos insaturados e são componentes vitais aos microorganismos. Os sequestrantes fazem sinergismo com conservantes, sequestrando oligoelementos necessários ao metabolismo dos microorganismos ao mesmo tempo em que aumentam a permeabilidade da membrana celular, potencializando sua ação.
O gluconato de sódio ( sequestrante) é o sal de sódio do ácido glucônico (ácido penta-hidroxi-capróico ou hexanoico), obtido fermentação da glucose do milho. Forma quelatos estáveis com : ferro, cobre, alumínio, cálcio, zinco e outros metais pesados, especialmente em solução alcalina. Possui excelente atividade quelante. É altamente biodegradável.
INCI : Sodium Gluconate - Dosagem de aplicação : até 0,20 %
Aparência : Pó fino ou granulo de coloração branca a levemente amarelada.
pH : 7 a 8 em 100 g/l 20ºC - Ponto de fusão : 170 ºC a 175 ºC
Principais benefícios de utilizar sequestrantes nas formulações cosméticas:- Mantêm a transparência de sistemas que podem turvar com a presença de metais, formando compostos insolúveis ou pouco solúveis.
- Protegem componentes de fragrâncias ou óleos essenciais que podem reagir ou ser oxidado com a presença de traços de metais.
- Estabilizam polímeros doadores de viscosidade, pois pode ocorrer certo grau de "despolimerização" destes componentes em presença de metais provocando queda de viscosidade e turvação do sistema com o tempo previnem rancidez e formação de outros odores provenientes da decomposição de ativos e óleos no sistema;
- Previnem descoloração em produtos contendo tioglicolato ou PABA.
- Retardam a decomposição de sulfitos.
- Ajudam no combate a bactérias Gram (-), fungo e leveduras.
- Melhoram o brilho dos cabelos, impedindo que depósitos de cálcio e magnésio permaneçam sobre os mesmos;Ajudam a manter a cor dos cabelos após tingimento;.
- Impedem que cremes antiperspirantes manchem as roupas de amarelo.
- Previnem a oxidação de vitaminas; Melhoram o poder de limpeza dos limpadores de dentadura;
- Amolecedores de cutícula quando acondicionados em vidros, geralmente turvam por ataque alcalino ao vidro, que pode ser inibido pela adição de sequestrantes.
Referências Bibliográficas
- AZULAY, Dermatologia. Guanabara Koogan, 2ª edição. 1997.
- DRAELOS, Z.D. Therapeutic Moisturizers. Dermatol Clin.; v18(4) , pg. 597-607, Oct,2000.
- HERNANDEZ, M. Manual de cosmetologia. Ed.Revinter, Rio de Janeiro,1999.