Benzoato de Sódio - USO COSMÉTICO
Benzoato de sódio é um sal do ácido benzóico (sal de um ácido carboxílico aromático) aplicado como conservante e agente antimicrobiano na área cosmética e formulações dentais .
Importante
1. Uso externo, não utilizar puro sobre a pele.
2. Respeitar as dosagens recomendadas, este produto deve ser manipulado por profissional da área técnica química de maneira a respeitar as diretrizes de manipulação.
3. A Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador, atente-se as dosagens recomendadas e procedimentos apresentados no estudo abaixo.
4. Insumo cosmético, produto não acabado.
5. A concentração máxima permitida pela legislação cosmética é 0,5% (expresso como ácido).
6. Não contém glutén.
INCI Name: Sodium Benzoate - CAS Number: 532-32-1
Aparência do produto: Grãos ou Granulos brancos inodoros com fraco odor balsâmico, sabor adocicado e levemente adstringente.
Solubilidade : água
O benzoato de sódio é um sal do ácido benzóico (sal de um ácido carboxílico aromático) aplicado como conservante e agente antimicrobiano utilizado na área cosmética e formulações dentais . Adjuvante farmacotécnico (conservador) e antifúngico.
Dosagem de aplicação :Em cosméticos, se utiliza concentrações de 0,05% a 0,5%. A concentração máxima permitida pela legislação cosmética é 0,5% (expresso como ácido).
Considerações : A atividade microbiana ocorre na faixa de pH 2,5 a 4,0.
O benzoato de sódio é seguro ?
De acordo com informações do EWG, que disponibiliza dados a respeito de ingredientes encontrados em produtos de cuidados pessoais, a Environment Canada Domestic Substance List (Lista de Substâncias Domésticas do Ambiente do Canadá, tradução livre) classifica o benzoato de sódio como uma substância não potencialmente tóxica ou maléfica ao organismo.
A mesma lista também considera que a substância não é suspeita de ser tóxica ao ambiente. Já o Integrated Risk Information System (Sistema Integrado de Informações sobre Riscos, tradução livre, IRIS, sigla em inglês), um órgão dos Estados Unidos, afirma que as evidências da relação entre o composto e o câncer são limitadas ou incompletas, de acordo com os dados do governo americano.
Ainda assim, a IRIS alega ter dados insuficientes para garantir a segurança da substância, ao mesmo tempo em que o órgão de controle de alimentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Drogas, tradução livre, FDA, sigla em inglês), classifica o benzoato de sódio como seguro para a utilização limitada em alimentos.A Canadian Health Protection Branch (Agência Canadense de Proteção à Saúde, tradução livre) também considera o composto aceitável quando ingerido em pequenas quantidades.
Referências Bibliográficas
- AQUINO, F. W. B.; AMORIM, A. G. N.; PRATA, L. F. Determinação de aditivos, aldeídos furanicos, açucares e cafeína em bebidas por cromatografia líquida de alta eficiência: validação de metodologias. Martindale The Extra Pharmacopeia, The Pharmacetical Press, 1989, 29ºEd., p.1356
- CAMPOLLO, R. O.; et al. Efeito do Benzoato de Sódio em Combinação com Lactulose na Hiperamonemia Experimental. Rev. Med. Hosp. Gen., México, 1994.