Óleo Essencial de Melaleuca (TEA TREE) - ANVISA: 03/2025

Produto novo

Óleos essenciais são princípios ativos naturais proveniente de plantas naturais e aromáticas. É fundamental destacar que os óleos essenciais não devem ser utilizados puros com exceção de: melaleuca, lavanda e menta, quando aplicados em pequenos ferimentos , queimaduras, picadas ou espinhas, não necessitam mais que uma gota do óleo essencial para tratamento. Características principais dos Óleos Essenciais: são voláteis, não contém ácidos graxos, auto conservantes, não emolientes, baixa espalhabilidade, solúveis em álcool, aroma da planta, não umectante e não hidratante.

  • A Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
  • Acesse no banco de imagens ou no link abaixo a cromatografia do lote que está sendo comercializado.
  • Validade : 03/2025

https://drive.google.com/file/d/1ivHV7BGmsJGbXLELFA5fAGt6O1N6Ej3i/view?usp=sharing

Mais detalhes

12 Itens

R$ 41,70

  • 10 ml

Ficha técnica

NCM33012990

Mais informações

Óleo Essencial de Melaleuca (TEA TREA) Austrália

Importante

  • ANVISA número de notificação : 25351.041275/2017-18 
  • Óleo essencial de Melaleuca QT1- Terpien-4-ol (>30%)
  • Modo de usar: em massagens diluído em óleo vegetal, banhos e aromatização. Não usar puro sobre a pele.
  • Mantenha o produto fora do alcance de crianças e ao abrigo da luz e calor.  
  • Em caso de irritação , retire imediatamente o produto com água corrente , suspenda o uso e procure orientação de um professional da saúde.

INCI Name: Melaleuca alternifolia  (TEA TREE) Leaf Oil

CAS Number: 85085-48-9 

Origem: Austrália

Obtenção: Destilação a vapor d água da folhagem.

Nome botânico: Melaleuca alternifolia

Família botânica: Myrtaceae

Óleo Essencial 100% puro - Produto envasado em vidro âmbar.

Originário da Austrália, tem aroma herbal, fresco, que lembra cheiro de remédio. Óleo amarelo tão clarinho que é quase incolor.

As propriedades medicinais do óleo de melaleuca são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas da árvore haviam tornado a água um banho terapêutico. O tea tree passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook, que em 1770 aportou na baía de Botany, Austrália, e observou os aborígenes fazerem chá com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais. O botânico da expedição, Joseph Banks, coletou amostras das folhas de diferentes espécies de melaleucas usadas neste chá nativo, e acabou por dar-lhes o nome de "tea trees" ou "árvores de chá".

O óleo essencial de melaleuca auxilia com abrangência os cuidados da pele. É poderoso: antisséptico, fungicida, parasiticida, germicida, cicatrizante, pode ser utilizado contra quase todos os tipos de infecções.

Nos cabelos, possui mais afinidade com o couro cabeludo, com excesso de sebo produzidos pela glândula sebácea, sendo indicado no tratamento da seborreia e da caspa.  Na face, é indicado com vapor e compressa nos tratamentos de acne e em massagem faciais para drenagem linfática, desintoxicação do tecido como tratamento  pré e pós cirurgia. 

Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos. Muito eficaz no tratamento de micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital e zóster) e no tratamento de acne. Fortalece o sistema imunológico. Desodoriza os pés. Combate o mau hálito.

CUIDADOS E PRECAUÇÕES

Uso externo.
Não usar puro sobre a pele. Usar sempre diluído (como em óleo vegetal ou em bases cosméticas neutras).
Se ocorrer irritação, suspenda o uso.
Usar sempre em baixa dosagem.

NÃO USAR: em grávidas. Desaconselhável o uso nos  três primeiros meses de gestação.
Manter fora do alcance de crianças, ao abrigo da luz, calor e umidade.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas por destilação ou, no caso de frutas cítricas, por pressão das cascas de seus frutos. São liquidos de baixa viscosidade, fisicamente parecidos com éter ou álcool. Eles não tem a oleosidade que identificamos nos óleos vegetais, diferenciando-se integralmente do conceito comum de ´´óleo``. Os óleos essenciais são concentrados, voláteis, que oferecem propriedades medicinais, devido à presença de princípios ativos  que atuam em diversos processos metabólicos, regenerativos e antissépticos. Não conferem apenas odor, tem efetivamente função terapêutica. Os óleos essenciais são verdadeiras jóias vegetais que, quando diluídos e aplicados corretamente, são compatível com a pele, musculatura, circulação, respiração, enfim, todos os sistemas do corpo salvo a mucosa visual.