Propilenoglicol USP - Opções : 12/2024

Produto novo

INCI Name: Propylene Glycol  -CAS Number: 57-55-6

Importante

1. Uso externo, não utilizar puro sobre a pele. 
2. Respeitar as dosagens recomendadas, este produto deve ser manipulado por profissional da área técnica química  de maneira a respeitar as diretrizes  de manipulação.
3. A Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador, atente-se as dosagens recomendadas e procedimentos apresentados no estudo abaixo.
4.  Insumo cosmético, produto não acabado.

Validade : 12/2024

Mais detalhes

18 Itens

R$ 8,90

  • 100 gr
  • 500 gr
  • 1000 gr

Ficha técnica

NCM29053200

Mais informações

INCI Name: Propylene Glycol - CAS Number: 57-55-6 - PM: 76,09

Origem : Industrialmente, o propilenoglicol é produzido por hidratação do óxido de propileno. Diferentes fabricantes usam processos não catalíticos a alta temperatura (200-220 °C) ou tots catalíticas as quais se processam a 150-180 °C na presença de resinas trocadoras de íons ou pequenas quantidades de ácido sulfúrico ou álcalis. O produto finail contém cerca de 20% de 1,2-propanodiol e 1,5% de dipropileno glicol.  Somados a estes é possível encontar pequena quantidade de outros polipropilenoglicóis.

O PROPILENOGLICOL é um líquido límpido, incolor, miscível em água, álcool, cetona e éster. É utilizado como emoliente, solvente e veículo nas indústrias cosméticas e farmacêuticas. O PROPILENOGLICOL atua na solubilidade e dispersão de ativos como extratos vegetais, proteínas, vitaminas, aminoácidos, colágenos e outros numa formulação cosmética. 

No segmento cosmético é utilizado como umectante em produto para a pele e para os cabelos, como, por exemplo :cremes, géis, loções cremosas e tônicas, shampoos, condicionadores e outros produtos capilares.

Pode ser utilizado como agente de permeação cutânea nas concentrações de 10% ou mais, facilitando a penetração do principio ativo da formulação. Em concentrações por volta de 60%, promove alterações na queratina, hidratando e amaciando a pele. Aumenta a ação do ácido salicílico, sendo essa associação muito eficaz na ictiose.

Acondicionar em recipiente hermético, ao abrigo da umidade, do calor e da luz solar direta.

Interações e/ou incompatibilidades : É incompatível com agentes oxidantes como permanganato de potássio. É conhecido que o Propilenoglicol reduz o efeito da heparina.

Dosagem aplicação: 0,50 % a 10,00 %

Referências Bibliográficas

  • GIL, ERIC; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ; Excipientes – suas aplicações e controle físico –químico. 2º edição. Ed. Pharmabooks. 2007. 
  • SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2ª Ed. 2005.